Carregando...
JusBrasil - Política
21 de abril de 2014

Cooperfoz tem projeto de reciclagem selecionado e ganha verba de R$ 14 mil do Instituto Vonpar

Publicado por Prefeitura Municipal de Itajaí (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz) é uma das 24 instituições catarinenses selecionadas e vai receber recursos de R$ 14 mil do Instituto Vonpar. A conquista do financiamento é fruto de um projeto em reciclagem apresentado pela Cooperfoz. Ao longo de 2010, o Instituto Vonpar vai disponibilizar R$ 400 mil para financiamento de 24 galpões de reciclagem em 21 cidades do território catarinense. O Instituto Vonpar é mantido pela franqueada da Coca-Cola em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. E a Cooperfoz conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, por meio da diretoria de Apoio ao Pequeno Empreendedor e Economia Solidária.

De acordo com o Instituto Vonpar, do total de beneficiados nesta nova temporada, três são organizações que foram financiadas também na primeira edição. Além do aporte financeiro, os projetos vão receber apoio técnico do Instituto, em parceria com o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom). Trinta e cinco galpões de Santa Catarina se inscreveram no edital lançado em agosto para a rodada de financiamento em 2010.

As entidades participantes são empreendimentos populares associativos (cooperativas) que envolvem populações adultas, fora do mercado formal de trabalho, e que potencializam a inclusão econômica e a promoção social de famílias, mulheres e jovens. “A seleção foi baseada no perfil das entidades candidatas, sem caráter competitivo, permitindo incluir todos os projetos que tinham pleno enquadramento no edital”, explica Léo Voigt, diretor do Instituto Vonpar.

Em 2009, o Instituto Vonpar financiou 11 projetos de reciclagem em Santa Catarina, beneficiando diretamente 523 pessoas. Em 2008, no Rio Grande do Sul, 26 entidades receberam o financiamento de R$ 865 mil do Instituto. Já em 2009, este número subiu para 37 galpões localizados em 22 cidades do Estado, que juntos utilizam o recurso de até R$ 800 mil.

Sobre o Instituto Vonpar.

O Instituto Vonpar funciona como uma agência de cooperação técnica e financeira, identificando projetos de empreendedorismo popular (como galpões e associações de reciclagem) e financiando o fortalecimento destas organizações de trabalho e renda, por meio de recursos não-reembolsáveis, capacitação e apoio gerencial. Sua criação teve base nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, documento assinado por representantes de 189 países em 2000 durante a Cúpula do Milênio da ONU no qual assumem um compromisso pela sustentabilidade do planeta.

Com atuação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o Instituto tem por objetivo contribuir para a inclusão de pessoas em situação de risco, por meio do fomento à geração de renda e o empreendedorismo nas periferias urbanas. E vale-se da reciclagem como meio de promoção humana, desenvolvimento social e preservação ambiental. No primeiro ano de atividades, as unidades de reciclagem beneficiadas apresentaram indicadores econômicos e de produção animadores, atingindo 28% de incremento na renda média dos associados nos galpões apoiados e a expansão de sete por cento no número de vagas de trabalho, além do aumento de também sete por cento no volume de materiais processados.

Confira os projetos selecionados por meio do edital 2009:

Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Foz do Rio Itajaí - COOPERFOZ - Itajaí

Cooperativa Amiga do Meio Ambiente - COOPERANTE - Joinville

Cooperativa de Reciclagem, Beneficiamento e Arborização de Joinville - RECICLA - Joinville

Associação Ecológica dos Catadores Recicladores de Joinville - ASSECREJO - Joinville

Associação Ecológica dos Catadores/Recicladores de São Francisco do Sul - AEACAR - São Francisco do Sul

Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de São Bento do Sul - São Bento do Sul

Associação Ecológica de Catadores de Materiais Recicláveis -Terra Limpa ACATELI - Balneário Camboriú

Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis -COOPERITAPEMA - Itapema

Associação dos Trabalhadores Coletores de Resíduos Recicláveis de Blumenau - RECIBLU - Blumenau

Cooperativa Lageana de Serviços, Limpeza e Separação de Materiais Recicláveis - COOPERCICLA - Lages

Associação dos Recicladores Amigos da Natureza de Xanxerê - ARXAN - Xanxerê

Associação dos Catadores de Chapecó/SC - ACMARC - Chapecó

Cooperativa de Catadores Multi-trabalhos Colibri - Concórdia

Associação de Catadores de Materiais Recicláveis - ACOMAR - Joaçaba

Associação Pró-CREP (Criar, Reciclar, Educar, Preservar) - Palhoça

Associação de Recicladores Esperança - AREsp - Florianópolis

Associação de Coletores de Materiais Recicláveis - ACMR - Florianópolis

Associação Comunitária Reciclagem de Lixo Sócio-Cultural - ACARELI - São José

Cooperativa de Trabalho e Produção dos Recicladores de Araranguá - COOPERAR - Araranguá

Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis - CTMAR - Criciúma

Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de São Miguel do Oeste - ACOMAR - São Miguel do Oeste

Cooperativa de Reciclagem Pinhal - COPREPI - Pinhalzinho

Cooperativa Reciclo-Biguaçu - Biguaçu

Associação Participativa Recicle Indaial - APRI - Indaial

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://prefeitura-itajai-sc.jusbrasil.com.br/politica/4500954/cooperfoz-tem-projeto-de-reciclagem-selecionado-e-ganha-verba-de-r-14-mil-do-instituto-vonpar